Dicas - FERRAMENTAS PARA AR CONDICIONADO - TIP: TOOLS FOR AIR CONDITIONING (in Brazil) - Sugerencia: HERRAMIENTAS PARA AIRE ACONDICIONADO en Brasil

CATÁLOGO FERRAMENTAS: MASTERCOOL TOOLS - FERRAMENTAS PARA AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

MAIS VÍDEOS DE FERRAMENTAS

Ferramentas e procedimentos para manutenção de ar condicionado automotivo:

Quem ingressa nesta área, principalmente profissionais da linha de injeção, podem ficar espantados ou desapontados com a pouca disponibilidade de oferta de ferramentas e de informação, para trabalhar com sistemas de ar condicionado automotivos atuais.

Em alguns distribuidores é possível encontrar algumas ferramentas, muitas delas ainda importadas para modelos de compressores e sistemas que nem se fabricam mais. Desatualizados com os modelos que estão no hoje mercado.

As ferramentas que mais são encontradas são para a manutenção de compressores. Temos observado alguns colegas, que ainda não tem muita informação no assunto, se precipitam e compram ferramentas desatualizadas, obsoletas, que servirão no máximo para enfeite.

Muitas oficinas já tradicionais, a mais tempo no mercado, cansadas de procurar, são obrigadas a fazer suas próprias ferramentas, para poder fazer um diagnóstico preciso e uma manutenção bem feita.

Por exemplo, se o recém mecânico comprar uma caixa de ferramentas importadas, bonitas, bem feitas. Boa parte das ferramentas deste conjunto, talvez nunca será utilizada, pois são para modelos de compressores com selos mecânicos. Já a mais de 10 anos, os compressores, já não vêem com selo mecânico (parecido com o de bomba d`água do motores), eles são equipados atualmente com sistema LIP SEAL, que utiliza outras ferramentas.

O dinheiro está cada vez mais escasso, por isso não podemos nos dar ao luxo de comprar ferramentas obsoletas.

Para os compressores, faltam ferramentas para fixar, alinhar, desmontar, montar, etc.

Por exemplo, para se fixar um virabrequim, alguns mecânicos, utilizam até garrafa de conhaque (vazia) ou tubos de PVC, com atílios, como suporte do virabrequim “swash plate”, para facilitar a montagem dos pistões.

Extratores, alicates, chaves em geral, são mutiladas e adaptadas por cada um, para poder ter um melhor resultado.

Não há muitas opções de guias para desmontagem e montagem de rolamentos, dispositivos para flushing (limpeza de tubulações), bons alicates para anéis elásticos, suportes para compressores na bancada, etc.

 Ferramentas para retirar tubos de expansão de dentro dos canos (quando estão encravados),

Tudo isso aliado à tremenda falta de informação, tanto dos mecânicos que desconhecem algum procedimento mais adequado, tão pouco as poucas ferramentas existentes, mas também por parte dos distribuidores, que como não são aplicadores, aabam não oferecendo determinadas ferramentas, pois não sabem para que serve, ou ninguém nunca lhes pediu. Ou ainda oferecem equipamentos automáticos com o custo bem mais alto, quando o mecânico que está começando, com uma demanda menor de serviço, poderia estar bem servido com uma opção mais “manual”, mas com qualidade. É o caso das recicladoras e recolhedoras.

Temos á disposição no mercado, bons equipamentos para reciclagem de fluidos refrigerantes, também existem no mercado algumas recolhedoras, mas ainda têm profissionais que preferem descartar fluidos ao meio ambiente.

Nesta área há tanta falta de informação, que aplicadores (as pessoas que deveriam entender do assunto), chegam a comprar produtos e equipamentos para limpeza do climatizador, a base de sprays e nebulizadores, sem sequer desmontar o sistema de ventilação!

Um exemplo de despreparo de vendedores: guias para montar selo (lip Seal). Mensalmente, as distribuidoras vendem uma determinada quantidade de selos (lip Seal), mas a maioria não se preocupa em perguntar, em oferecer ás oficinas, as guias para montagem, para a troca regular desta ferramenta.

Essas guias são metálicas e com o passar do tempo, podem amassar, oxidar, riscar, enfim, inclusive algumas quando compramos já vem com um acabamento de desbaste, parecendo uma “grosa”.

Essa ferramenta não é cara e ali pode estar à diferença de um retrabalho, uma garantia, o LUCRO! Recomendamos trocar esta ferramenta com certa freqüência e sem dúvida ter mais de uma de cada tipo, no estoque.

Algumas guias são curtas ou com o diâmetro próximo ao ideal, fazendo com que ao colocar o ”lip Seal” um dos lábios possa virar e ficar e montado dobrado, causando vazamentos.

É tudo meio genérico, algumas ferramentas precisam ir ao campo de prova e voltar para a prancheta com modificações (falta o feed back), pois muitas vezes quem fabrica e vende, não vai ao aplicador perguntar e ver se poderiam aperfeiçoar as ferramentas... (falta mais entrosamento entre as partes).

Por diversas vezes já visitamos oficinas e verificamos guias amassadas, com arestas cortantes, sendo usadas normalmente...

Isso também vale para as peças, no caso de venda de compressores, nem sempre o vendedor vende junto o filtro secador/ acumulador (alguns mecânicos insistem em arriscar não tocar este componente), alguns limpam (não se lava absorvente para usar de novo) e outros ainda, deixam os filtros ocos , sem nada. Eventualmente nem o mecânico e nem o vendedor sabem como fazer a limpeza “flushing” e um pergunta para o outro...

E mais..., a maioria dos vendedores e aplicadores, não sabe nem que óleo usar, pois existem várias marcas e preços, sendo que os fabricantes recomendam Óleo PAG viscosidade ISO de 46 até ISO 150, sendo que os óleos mais vendidos são os Polioil (sintéticos) viscosidade ISO 32, (claro que é melhor que não colocar óleo ou usar óleo mineral...).

Outro caso são as ferramentas para se detectar vazamentos: Temos inúmeras maneiras de detectar vazamentos, mas se queremos exatidão, sem perder tempo, a melhor maneira é partir para o isolamento das linhas, pressurizando separadamente cada linha ou componente.

Mas para isso, o mecânico vai ter que aprender a soldar alumínio e fazer suas próprias ferramentas, pois praticamente não há quase nada, para os modelos atuais no mercado.

Existem alguns equipamentos, bonitos, mas nem tão eficientes para a detecção de vazamentos, ou seja, precisa haver um “afinamento maior, entre os aplicadores (mecânicos, refrigeristas, eletricistas, usuários) as distribuidoras e até as e metalúrgicas que se interessem em desenvolver ferramentas mais atuais e especificas.

Há alguns anos se via muito isso nas oficinas mecânicas, onde atualmente, existem muito mais opções de ferramentas.

Hoje por exemplo se precisarmos testar vazamento num sistema de arrefecimento, podemos comprar um kit com bomba, manômetro, mangueiras e flanges, que vão se adaptar aos diversos “bocais dos sistemas. Tente fazer isso no ar condicionado...

Para começar, já vai ser difícil encontrar uma válvula redutora de pressão par se colocar no cilindro de nitrogênio, além da falta de opções, dificilmente o vendedor desta válvula vai saber qual a real faixa de trabalho, etc., pensam que é a mesma válvula redutora usada em lojas de pneus... .

Depois disso, quando você chegar ao sistema e constatar que ele tem vazamento (até ai é fácil), o problema irá ficar maior se o vazamento for muito pequeno, onde você terá que partir para a separação das linhas com pressurização isolada, então terá que fabricar os flanges.

Neste caso o mais comum, é pegar mangueiras velhas na sucata e aproveitar os terminais e flanges, cortando e soldando “ventis” para encaixe das mangueiras. Existem inúmeros flanges de diferentes bitolas e formatos no mercado.

 Detalhe do uso de um extrator universal para desmontagem dos cilindros de um compressor H6 DELPHI, para a troca dos O-rings.

Algumas oficinas, não usam ferramentas adequadas e soltam as partes, usando apenas a “força subitamente aplicada”... (Marreta e cepos de madeira)

Ferramentas para retirar e colocar a campana (cubo ou espelho) compressor V5 Delphi

Detalhe de uma ferramenta “passa não passa” para verificar a folga do conjunto de pastilhas e pistões, de um compressor 6P148 Denso.

 

Recentemente, no dia 29 de outubro de 2008, o Projeto 05:107.01-014, da ABNT, finalmente foi publicada como Norma ABNT NBR 15629.

Parabéns aos colegas profissionais da área que se emprenharam durante anos para a realização deste feito! Um passo muito importante para a história do AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, NO Brasil.

APLICAÇÃO: Veículos rodoviários automotores - Manutenção em sistemas de climatização.

Que tem o seguinte Objetivo: Descrever os procedimentos e as recomendações para manutenção em sistemas de climatização em veículos rodoviários automotores.

Desta forma o segmento avança e se fortalece, exigindo cada vez mais, a atualização de conhecimentos e procedimentos dos profissionais que utilizam, vendem, fabricam, ensinam, projetam ou importam as ferramentas e componentes de sistemas de ar condicionado automotivo. 

Colaborou com este artigo Mario Meier Ishiguro, da ISHI AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO.

Centro de treinamento e oficina em Balneário Camboriu – SC

Se você busca treinamento nesta área, acesse www.ishi.com.br

 

OUTRAS DICAS

 

TIP: TOOLS FOR AIR CONDITIONING (in Brazil)
  
Tools and procedures for maintenance of automotive air conditioning:

Who enters this area, mainly professionals in the line of injection, may be surprised or disappointed by the limited availability of supply of tools and information to work with automotive air conditioning systems today.

Some distributors can find some tools, many are still imported into models of compressors and systems that are not manufactured anymore. With outdated models that are in the market today.

The tools that are found are more for the maintenance of compressors. We have observed some colleagues who do not yet have much information on the subject, to rush out and buy tools, obsolete, to serve the maximum for show.

Many workshops have traditional, more time on the market, tired of looking, are required to make their own tools, to make an accurate diagnosis and handling right.

For example, if the mechanic just buy a box of tools imported, beautiful, well made. Much of this set of tools, perhaps will never be used, as are models of compressors with mechanical seals. Already more than 10 years, the compressor no longer see with mechanical seal (similar to pump water from the engine `d), they are currently equipped with LIP SEAL system, which uses other tools.

The money is increasingly scarce, so we can not afford to buy tools obsolete.

For the compressor, there are tools to set, align, disassemble, assemble, etc..

For example, to fix a crankshaft, some mechanical, to use bottle of brandy (empty) or PVC pipe with Atilio, to support the crankshaft "swash plate" to facilitate the assembly of the piston.

Extractors, pliers, spanners in general, are mutilated and adapted by each to have a better result.

There are many options for guides for disassembly and assembly of bearings, devices for flushing (cleaning of tubes), good pliers to elastic rings, brackets for the compressor side, etc..

  Tools for removing tubes from expanding within the pipes (when locked),

All this combined with the tremendous lack of information, both from a mechanical to know the most appropriate procedure, nor the few existing tools, but also by distributors, which are not applied, aabam not offer certain tools, do they know that serve, or no one ever asked them. Or even offer automatic equipment with the cost and highest when the mechanic who is starting with a lower demand for service, could be well served with a choice more "manual", but with quality. This applies to collectors and recyclers.

We will be available in the market, good equipment for recycling of refrigerants, there are some collectors market, but also have professionals who prefer to discard fluid environment.

In this area there is so much lack of information, which applicators (people who should understand the subject), come to buy products and equipment for cleaning the air, the basis of sprays and sprays, not even disassemble the ventilation system!

An example of lack of sellers: guides to mount seal (lip Seal). Each month, the distributors sell a certain amount of stamps (lip Seal), but most do not care to ask, to offer the workshops, the mounting tabs for the regular exchange of this tool.

These guides are metal and over time, can crumble, corrode, scratch, finally, even when some buy now comes with a finishing of thinning, looking a "gross".

This tool is not expensive and there can be the difference of a rework, a guarantee, the PROFIT! We share this tool with some frequency and certainly have more than one of each type in stock.

Some guides are the diameter with short or close to ideal, so that by placing the lip Seal "of the lips and can turn be assembled and folded, causing leaks.

It's all generic way, some tools need to go to the field of evidence and return to the clipboard with modifications (lack the feedback), since often those who manufacture and sell, the applicator will not ask and see if it could improve the tools ... (no more understanding between the parties).

Visited several times already and it guides workshops mixed with sharp edges and is typically used ...

This also applies to the parts in case of sale of compressors, or when the seller sells at the filter drier / accumulator (some mechanical stress might not play in this component), some clean (not absorbent washer to use again) and others, leaving the filters hollow, with nothing. Eventually neither the mechanic nor the seller knows how to do the cleaning "flushing" and a question for the other ...

And more ..., most sellers and applicators, do not know or that use oil, because there are many brands and prices, and the manufacturers recommend PAG oil viscosity of ISO 46 to ISO 150, and the oils are the most sold Polioil (synthetic) viscosity ISO 32, (course it is not put to use oil or mineral oil ...).

Another case are the tools to detect leaks: We have many ways to detect leaks, but if you want accuracy, without losing time, the best way is to isolate from the lines, each line separately pressurized or component.

But for this, the mechanic will have to learn to weld aluminum and make their own tools because there is virtually nothing for the current models on the market.

Some equipment, beautiful but not as efficient for the detection of leaks, or need to be a "thinning increased among applicators (mechanical, chilled, electricians, users) and to the distributors and the metal that is interested in developing the most current and specific.

A few years ago it was seen much in machine shops, where currently there are more choices of tools.

Today for example if we need a leak test cooling system, can buy a kit with pump, pressure gauge, hoses and flanges, which will adapt to the various "nozzle systems. Try doing that in the air conditioning ...

To begin, I will be difficult to find a pair of pressure reducing valve is placed in the cylinder of nitrogen, besides the lack of options, hardly the seller of this valve will know the real range of work, etc.., Think that is the same valve reduction used in the tire shop ... .

Then, when you get to the system and see that he is casting (up there is easy), the problem will be greater if the leak is very small, where you have to leave for the separation of the lines with pressure alone, then you must manufacture the flanges.

In this case the most common, is to get the old hoses and scrap and use the terminal flanges, cutting and soldiers "wind" to plug the hoses. There are numerous gauges and flanges of different formats in the market.

  Detail the use of a universal extractant for dismantling the cylinders of a compressor H6 DELPHI, to replace the O-rings.

Some workshops, do not use appropriate tools and deploy the parties, using only the force suddenly applied "... (Hammer and blocks of wood)

Tools to remove and put Campana (cube or mirror) Delphi V5 Compressor

Detail of a tool "is no more" to check off all the chips and piston of a compressor Denso 6P148.

Recently, on 29 October 2008, the Project 05:107.01-014 of ABNT, was finally published as Norma ABNT NBR 15629.

Congratulations to fellow professionals in the area that impregnate for years to this done! A very important step in the history of air conditioning Automotive in Brazil.
APPLICATION: automotive road vehicles - maintenance on air conditioning systems.

Which has the following objectives: Describe the procedures and recommendations for service in air conditioning systems in automotive vehicles.

Thus the segment forward and strengthens it, demanding more and more, the update of knowledge and procedures for professionals who use, sell, manufacture, teaching, or importing the design tools and components for automotive air conditioning systems.

Sugerencia: HERRAMIENTAS PARA AIRE ACONDICIONADO en Brasil
   
Herramientas y procedimientos para el mantenimiento de aire acondicionado de automóviles:
¿Quién entra en este ámbito, sobre todo los profesionales de la línea de inyección, puede ser sorprendido o decepcionado por la escasa disponibilidad de suministro de herramientas e información para trabajar con sistemas de aire acondicionado automotriz de hoy.
Algunos distribuidores pueden encontrar algunos instrumentos, muchos de ellos están todavía en los modelos importados de compresores y sistemas que no se fabrican más. Con modelos anticuados que se encuentran en el mercado de hoy.
Las herramientas que se encuentran son más para el mantenimiento de compresores. Hemos observado algunos colegas que todavía no tienen mucha información sobre el tema, para salir y comprar instrumentos, obsoleto, para servir al máximo para mostrar.
Muchos talleres tradicionales, más tiempo en el mercado, cansado de mirar, están obligados a hacer sus propias herramientas, para hacer un diagnóstico preciso y el tratamiento correcto.
Por ejemplo, si el mecánico de comprar una caja de herramientas importadas, hermosa, bien hecha. Gran parte de este conjunto de herramientas, tal vez nunca serán usados, así como los modelos de compresores con sellos mecánicos. Ya más de 10 años, el compresor ya no ven con sello mecánico (similar a la bomba de agua del motor », d), están actualmente equipados con sistema de junta de labio, que utiliza otras herramientas.
El dinero está cada vez más escasos, por lo que no podemos permitirnos el lujo de comprar los instrumentos obsoletos.
Para el compresor, hay herramientas para configurar, adaptar, desarmar, ensamblar, etc.
Por ejemplo, para fijar un cigüeñal, algunas mecánicas, para usar una botella de brandy (vacío) o tubería de PVC con Atilio, para apoyar el cigüeñal "resaca placa" para facilitar el montaje del pistón.
Extractores, alicates, llaves en general, son mutilados y adaptado por cada una de ellas de tener un mejor resultado.
Hay muchas opciones de guías para el desmontaje y montaje de los rodamientos, los dispositivos para el lavado (limpieza de tubos), la buena alicates para anillos elásticos, soportes para el lado del compresor, etc.
  Herramienta para el arranque de la ampliación dentro de los tubos de las cañerías (cuando cerrado),
Todo esto combinado con la enorme falta de información, tanto desde un punto de vista mecánico para conocer el procedimiento más adecuado, ni los pocos instrumentos existentes, sino también por los distribuidores, que no se aplican, no ofrecen aabam ciertas herramientas, ¿saben que servir, o nadie les pidió. O incluso ofrecer el equipo automático con el costo más alto y cuando el mecánico que está empezando con una menor demanda de servicio, podría estar bien servido con una opción más "manual", pero con calidad. Esto se aplica a los recolectores y recicladores.
Estaremos disponibles en el mercado, el buen equipo para el reciclado de refrigerantes, hay algunos coleccionistas de mercado, sino que también tienen los profesionales que prefieren descartar fluido medio ambiente.
En esta zona hay tanta falta de información, que los aplicadores (personas que deben entender el tema), vienen a comprar los productos y equipos para la limpieza del aire, la base de aerosoles y sprays, ni desmontar el sistema de ventilación!
Un ejemplo de la falta de vendedores: guías para montar sello (junta de labio). Cada mes, los distribuidores vender una cierta cantidad de sellos (labio sello), pero la mayoría no les importa a preguntar, a ofrecer los talleres, el montaje de fichas para el intercambio periódico de esta herramienta.
Estas guías son de metal y con el tiempo, puede derrumbarse, corroerán, cero, por último, incluso cuando compre ahora viene con un acabado de adelgazamiento, buscando un "bruto".
Esta herramienta no es caro y no puede ser la diferencia de una revisión, una garantía, el LUCRO! Compartimos esta herramienta con cierta frecuencia y, desde luego, tener más de uno de cada tipo en stock.
Algunos guías son breves y con un diámetro cercano al ideal, de manera que al colocar la junta de labio "de los labios y pueden ser montados y doblado, causando fugas.
Se trata de manera genérica, algunas de las herramientas que ir al campo de la prueba y volver al portapapeles con modificaciones (falta la información), ya que a menudo los que fabrican y venden, el aplicador no preguntar y ver si se podría mejorar las herramientas ... (no más de entendimiento entre las partes).
Visitó varias veces ya y guías de talleres mixtos con los bordes afilados y se suele utilizar ...
Esto también se aplica a las partes en caso de venta de compresores, o cuando el vendedor vende en el filtro seco / acumulador (algunas mecánicas podría no jugar en este componente), algunos limpio (no usar lavadora absorbente de nuevo) y otros, dejando el hueco de los filtros, sin nada. Finalmente, ni la mecánica ni el vendedor sabe cómo hacer la limpieza "lavado" y una pregunta para el otro ...
Y más ..., la mayoría de los vendedores y los aplicadores, no sabe o que utilizan el petróleo, porque hay muchas marcas y precios, los fabricantes recomiendan y la viscosidad del aceite PAG de ISO 46 a ISO 150, y los aceites son los productos más vendidos Polioil (sintéticos) de viscosidad ISO 32, (supuesto que no se ponga a utilizar el petróleo o aceite mineral ...).
Otro caso son los instrumentos para la detección de fugas: Tenemos muchas formas de detectar fugas, pero si quieres precisión, sin perder tiempo, la mejor manera es aislar a partir de las líneas, cada línea de presión o un componente por separado.
Pero para ello, el mecánico tendrá que aprender a soldar aluminio y hacer sus propias herramientas, porque no hay prácticamente nada para los modelos actuales en el mercado.
Algunos equipos, bella pero no tan eficiente para la detección de fugas, o la necesidad de ser un "aumento de los aplicadores de adelgazamiento (mecánica, frío, electricistas, los usuarios) y para los distribuidores y el metal que está interesado en el desarrollo de la más actual y específica.
Hace unos años se vio mucho en los talleres de máquinas, donde actualmente hay más opciones de herramientas.
Hoy por ejemplo, si tenemos una prueba de fugas del sistema de refrigeración, puede comprar un kit con bomba, manómetro, mangueras y las bridas, que se adaptará a los distintos "sistemas de boquilla. Intente hacer eso en el aire acondicionado ...
Para empezar, voy a ser difícil encontrar un par de válvula reductora de presión se coloca en el cilindro de nitrógeno, además de la falta de opciones, difícilmente el vendedor de esta válvula se conoce el alcance real de trabajo, etc., Piensa que es la misma válvula reducción de los neumáticos utilizados en la tienda ... .
Luego, al llegar al sistema y ver que es de fundición (hasta allí es fácil), el problema será mayor si la fuga es muy pequeña, cuando usted tiene que salir para la separación de las líneas de presión por sí sola, debe la fabricación de las alas.
En este caso, el más común, es obtener las mangueras viejas y desechos y el uso de la terminal bridas, corte y soldados de "viento" para conectar las mangueras. Existen numerosos indicadores de nivel y las bridas de los diferentes formatos en el mercado.
  Detalle el uso de un universal de extracción para el desmantelamiento de los cilindros de un compresor H6 DELPHI, para reemplazar las juntas tóricas.
Algunos talleres, no utilice las herramientas apropiadas y desplegar las partes, utilizando sólo la fuerza aplicada de repente "... (Hammer y bloques de madera)
Herramientas para quitar y poner Campana (cubo o espejo) de Delphi V5 Compresor
Detalle de una herramienta "no es más" para marcar todas las fichas y un compresor de pistón Denso 6P148.
Recientemente, el 29 de octubre de 2008, el Proyecto de 05:107.01-014 ABNT, fue finalmente publicado como Norma ABNT NBR 15629.
Felicitaciones a los demás profesionales en el área que durante años impregnar a este hecho! Un paso muy importante en la historia del aire acondicionado de automóviles en Brasil.
SOLICITUD: vehículos automotores de carretera - el mantenimiento de los sistemas de aire acondicionado.
Que tiene los siguientes objetivos: Describir los procedimientos y recomendaciones para el servicio en los sistemas de aire acondicionado en vehículos automotores.
Así, el segmento de adelante y se fortalece, exigiendo más y más, la actualización de los conocimientos y procedimientos para los profesionales que la utilización, venta, fabricación, enseñanza, o la importación de herramientas de diseño y componentes para sistemas automotrices de aire acondicionado.
Rua 2500, n° 1236 (esq. c/ Marginal Leste) Bairro: Centro | CEP: 88330-396
Balneário Camboriú - Santa Catarina – Brasil
Fone: 47 3264-9677 - ishiar@gmail.com
Desenvolvido por Aqui Cursos - Soluções para Web