Dicas - POLO 2002/2005: problemas no sistema de ar condicionado

  • POLO 2003
  • Compressor DENSO 6 SEU eletronico
  • virabrequim Denso com desgaste
  • Comando POLO
  • Sensor de temperatura do EVAPORADOR POLO
  • eletroventilaodr principal POLO até 2005
  • Conjunto eletroventiladores POLO até 2003
  • Acesso ao filtro antipólen POLO
  • Cartucho Filtro secador POLO
  • Transdutor de pressão POLO

Tanto os proprietários do veículo, como técnicos das oficinas, já devem ter percebido que este modelo apresenta uma série de problemas no sistema de ar condicionado, como segue:

 Compressor: (2002 a 2005)

Fabricado pela Denso, não tem conjunto de embreagem eletromagnética, seu virabrequim sempre solidário com a polia do compressor e as demais polias do motor, é um compressor de cilindrada variável.

 Possui uma eletroválvula no cabeçote, que através de pulsos elétricos, pilota o núcleo da válvula, e por sua vez a alteração de pressões no cárter do compressor, ocasionando o aumento e diminuição sua cilindrada, criando o deslocamento do fluxo de fluido refrigerante. Essa eletroválvula até pode apresentar problemas, neutralizando o compressor.

 Também há queixas de compressores ruidosos, com baixa quilometragem, esses ruídos são a soma de desgastes e não tem reparo.

Outro problema é o desgaste prematuro de um dos pivôs de articulação do virabrequim, travando-o para o aumento de cilindrada.

Em todos os casos, se recomenda a troca do compressor, que não é um item muito barato.

 No caso de vadações vazando ou rolamento da polia ruidoso, não é preciso trocar o compressor, essas peças podem ser substituídas. Porém em alguns modelos a simples desmontagem do conjunto de acoplamento pode ser um grande problema, pois o acoplamento pode quebrar na desmontagem (classe A também). Neste caso, existe um acoplamento de alumínio para substituição ao original para venda, mas encaresse o serviço.

 Quando o compressor apresenta problemas de desgaste ou trava, deve ser subtituído, e muito importante é além de fazer a correta limpeza do sistema, é trocar o filtro secador, que neste caso, está dentro do condensador. O recomendado é trocar o conjunto (condensador / filtro secador), elevando ainda mais o valor deste serviço.

  Sensores de temperatura e transdutor de pressão:

Para evitar o congelamento do evaporador, existem sensores que monitoram a temperatura, porém um deles, localizado atrás da caixa evaporadora, pode estragar, inabilitando o envio de pulsos para a eletroválvula do compressor, assim o ar condicionado não funciona.

 Sistema de reciclo:

Principalmente no sistema Climatic, com botões e teclas, o sistema de reciclo ás vezes deixa de funcionar, ou aciona, mas não acende a tecla, pode voltar a funcionar e geralmente o problema está no painel de comando.

 

Ventilador interno ruidoso:

Por ter um filtro antipólen após o ventilador, quando coletado ar do exterior (sem o reciclo), pode haver a captação de folhas e sujeira, o que resulta além de sujeira na caixa de ventilação, também em ruído e desbalanceamento do ventilador e desgaste prematuro, pois pode trabalhar com poeira, antes do filtro antipólen.

 Filtro antipólen:

É um item de troca periódica, principalmente se o reciclo já não funciona, ele satura e bloqueia a vazão de ar para o evaporador e difusores, perdendo a eficiência do sistema. Infelizmente este filtro é colocado após o ventilador, como o FOX, Palio, Stilo, Novo Vectra, Astra, etc. possibilitando a entrada de sujeira para o ventilador e a voluta.

 Eletroventiladores:

São dois eletroventiladores, O Principal, maior e o auxiliar, menor, ambos servem para o arrefecimento do radiador e do condensador do ar condicionado, porém é muito comum um deles ou até os dois pararem de funcionar, (comumno Golf/ A3/ Bora) sem o motorista perceber, afetando o arrefecimento do motor e do fluido refrigerante, ocasionando sobrecarga no compressor, nas vedações em geral, falta de eficiência e até o comprometimento do compressor (desgaste), como seqüelas.

Todos esses problemas ocorrem no modelo POLO, principalmente de 2002 a 2005, e não tem uma seqüência regular, podem se manifestar aleatoriamente, ou quando o carro chega a oficina , alguns deles já podem estar ocorrendo e após o reparos deles, outros podem ocorrer, o que deixa os donos de POLO não muito satisfeitos, ás vezes com as oficinas reparadoras, que muitas vezes não tem como prever esses danos com antecedência.

 

 

Mário Meier Ishiguro

ISHI AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

 

 

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